Logomarca - Dra. Viviane Sarkis - Branco

Especialista em Disbiose Intestinal (SIBO) em Goiânia

Encontre tratamento especializado para Disbiose Intestinal (SIBO) em Goiânia com a Dra. Viviane Sarkis. Diagnóstico preciso e terapia eficaz para restaurar a saúde intestinal.

+saúde +medicina

A disbiose intestinal é um desequilíbrio na flora intestinal, onde ocorre um predomínio quantitativo ou qualitativo das bactérias ruins fermentadoras. Esse desequilíbrio pode levar ao supercrescimento bacteriano do intestino delgado, uma condição onde as bactérias ruins inflamam o intestino, dificultando a absorção de nutrientes e a produção de enzimas essenciais. 


Além disso, essas bactérias consomem vitaminas importantes, como a vitamina B12, exacerbando o quadro inflamatório e desencadeando intolerâncias alimentares secundárias.

Hoje, sabemos que 80% das intolerâncias à frutose, por exemplo, são secundárias ao supercrescimento bacteriano do intestino delgado. 


O consenso norte-americano recomenda, diante de uma suspeita de intolerância à frutose, descartar primeiro o supercrescimento bacteriano do intestino delgado para um diagnóstico preciso.

Sintomas da Disbiose Intestinal

Os sintomas da disbiose intestinal incluem distensão abdominal, flatulência, cólica ou dor abdominal, náusea, constipação, diarreia e urgência evacuatória, que podem evoluir para diarreia explosiva em casos mais graves.


Se a condição não for tratada, pacientes podem desenvolver desnutrição, devido à absorção inadequada de nutrientes. Com o tempo, os sintomas tendem a piorar, afetando significativamente a qualidade de vida do paciente. Portanto, a identificação precoce e o tratamento adequado são essenciais para prevenir complicações.

gastroenterologista em goiânia

Diagnóstico e Tratamento da Disbiose Intestinal

Agende sua consulta com médica especialista!

O diagnóstico da disbiose intestinal, especificamente do supercrescimento bacteriano do intestino delgado, é realizado através do teste do hidrogênio expirado. Este teste é considerado o padrão-ouro na prática clínica e é padronizado tanto pelo consenso norte-americano quanto pelo guideline europeu. Durante o teste, o paciente ingere um substrato e, a cada 15 minutos, sopra em um aparelho que capta e quantifica o hidrogênio exalado em partes por milhão (ppm).


No Brasil, atualmente, apenas o aparelho que capta hidrogênio está disponível, não sendo possível a detecção de metano. O tratamento da disbiose intestinal envolve mudanças no estilo de vida, incluindo uma dieta saudável, prática de atividade física, controle do estresse e um bom sono. Além disso, é crucial tratar a doença de base que predispõe ao supercrescimento bacteriano, como diabetes, doença celíaca e outras condições do trato digestivo.


O tratamento também pode incluir o uso de antibióticos específicos para reduzir a população de bactérias ruins, além de probióticos para restaurar a flora intestinal saudável. Com o tratamento adequado, é possível melhorar significativamente a saúde intestinal e a qualidade de vida do paciente.

Share by: