+saúde +medicina
A disbiose intestinal é um desequilíbrio na flora intestinal, onde ocorre um predomínio quantitativo ou qualitativo das bactérias ruins fermentadoras. Esse desequilíbrio pode levar ao supercrescimento bacteriano do intestino delgado, uma condição onde as bactérias ruins inflamam o intestino, dificultando a absorção de nutrientes e a produção de enzimas essenciais.
Além disso, essas bactérias consomem vitaminas importantes, como a vitamina B12, exacerbando o quadro inflamatório e desencadeando intolerâncias alimentares secundárias.
Hoje, sabemos que 80% das intolerâncias à frutose, por exemplo, são secundárias ao supercrescimento bacteriano do intestino delgado.
O consenso norte-americano recomenda, diante de uma suspeita de intolerância à frutose, descartar primeiro o supercrescimento bacteriano do intestino delgado para um diagnóstico preciso.
Os sintomas da disbiose intestinal incluem distensão abdominal, flatulência, cólica ou dor abdominal, náusea, constipação, diarreia e urgência evacuatória, que podem evoluir para diarreia explosiva em casos mais graves.
Se a condição não for tratada, pacientes podem desenvolver desnutrição, devido à absorção inadequada de nutrientes. Com o tempo, os sintomas tendem a piorar, afetando significativamente a qualidade de vida do paciente. Portanto, a identificação precoce e o tratamento adequado são essenciais para prevenir complicações.
gastroenterologista em goiânia
Agende sua consulta com médica especialista!
O diagnóstico da disbiose intestinal, especificamente do supercrescimento bacteriano do intestino delgado, é realizado através do teste do hidrogênio expirado. Este teste é considerado o padrão-ouro na prática clínica e é padronizado tanto pelo consenso norte-americano quanto pelo guideline europeu. Durante o teste, o paciente ingere um substrato e, a cada 15 minutos, sopra em um aparelho que capta e quantifica o hidrogênio exalado em partes por milhão (ppm).
No Brasil, atualmente, apenas o aparelho que capta hidrogênio está disponível, não sendo possível a detecção de metano. O tratamento da disbiose intestinal envolve mudanças no estilo de vida, incluindo uma dieta saudável, prática de atividade física, controle do estresse e um bom sono. Além disso, é crucial tratar a doença de base que predispõe ao supercrescimento bacteriano, como diabetes, doença celíaca e outras condições do trato digestivo.
O tratamento também pode incluir o uso de antibióticos específicos para reduzir a população de bactérias ruins, além de probióticos para restaurar a flora intestinal saudável. Com o tratamento adequado, é possível melhorar significativamente a saúde intestinal e a qualidade de vida do paciente.
This is a paragraph. Writing in paragraphs lets visitors find what they are looking for quickly and easily.
This is a paragraph. Writing in paragraphs lets visitors find what they are looking for quickly and easily.
This is a paragraph. Writing in paragraphs lets visitors find what they are looking for quickly and easily.
This is a paragraph. Writing in paragraphs lets visitors find what they are looking for quickly and easily.
A qualidade de vida está sendo comprometida por problemas gastrointestinais? Intolerâncias alimentares e distúrbios digestivos mal diagnosticados podem causar desconforto constante. Sem um diagnóstico assertivo, esses problemas podem se agravar, prejudicando ainda mais a saúde e bem-estar. Encontre um diagnóstico preciso e tratamentos eficazes para transformar a qualidade de vida.
Cansado de soluções temporárias para intolerâncias alimentares? Tratamentos inadequados podem prolongar o sofrimento e impedir uma vida saudável. Persistir com tratamentos ineficazes pode levar a complicações graves e afetar significativamente a rotina diária. Conte com medicina baseada em evidências e cuidado humanitário para um tratamento personalizado e resolutivo.
Buscando um especialista que realmente compreenda condições gastrointestinais? A ausência de um diagnóstico assertivo pode deixar sintomas sem solução, afetando disposição e saúde. Sem o tratamento adequado, as condições podem piorar, resultando em consultas e tratamentos frustrantes. Encontre a assertividade no diagnóstico e a experiência necessárias para uma vida mais saudável e livre de desconfortos.
Rua Trinta e Quatro, nº 157
Setor Marista | Goiânia/GO
CEP: 74150-220
Dra. Viviane Sarkis | Gastroenterologia - CRM: 12842 RQE: 9154 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.